STJ apresenta tecnologia que permite acesso de pessoas com deficiência visual aos processos

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadores de Deficiência (21 de setembro), instituído em 2005 pela Lei nº 11.133/2005, o STJ anunciou que, a partir de agora, 100% das peças do tribunal estão adaptadas ao acesso dos servidores, advogados e demais operadores do direito com deficiência visual.

Essa medida inclusiva se tornou possível em função do uso de softwares baseados no chamado OCR – em português, Reconhecedores Óticos de Caracteres – capazes de transformar uma imagem de texto em texto digital. Dessa forma, os processos físicos que chegam ao STJ são digitalizados e, por meio do OCR, há uma identificação do texto, de modo que o deficiente visual pode usufruir de aplicativos os quais transmitam o conteúdo digitalizado em voz alta.

A ministra Nancy Andrighi, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do STJ, destacou a importância da iniciativa enquanto um caminho para promover a participação igualitária das pessoas com deficiência na vida em sociedade: “É um dever de todos nós, mas principalmente, do STJ, que ousa usar o codinome de Tribunal da Cidadania”.

Fonte: STJ.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.